Casa Koz / TACHER ARQUITECTOS

© Mito Covarrubias
Zapopan, México

Casa Koz / TACHER ARQUITECTOS - Mais Imagens+ 11

  • Construção: Tacher Arquitectos, Enrique Ramírez
  • Gerente De Projeto: Paulina Adem
  • Equipe De Projeto: Fernando Basurto, Sofía Gómez, Daniel Zepeda, Daniela Romo, Mónica Rivera, Jessica Tirado, Alberto Soto, Lucy Tacher, Mónica Gallego, Santiago Name.
  • Projeto: Alberto Tacher
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve em um lote retangular com orientação norte/sul em dois níveis e um meio nível parcialmente enterrado que abriga a garagem e a área de serviços, a qual se comunica de maneira direta ao hall principal da residência.

© Mito Covarrubias

A geometria se ordena de maneira simples e austera, respondendo com apego rigoroso ao programa arquitetônico, sem que isto signifique renunciar à riqueza espacial, já que a intenção do projeto é gerar a maior quantidade de espaço transparente a partir de um sistema estrutural suspenso, desta forma a planta se organiza em um esquema binuclear que se articula através de um pátio central que atravessa todos os níveis, uma rótula que além de delimitar e organizar os usos, descompacta o volume dotando a área pública, a qual se acessa por meio de uma passarela, de ventilação cruzada e de uma vista cercada de vegetação.

© Mito Covarrubias

Esta amplitude espacial também é resultado da ordenação dos espaços por "pacotes" claramente delimitados como é o caso dos serviços contidos em um compartimento que se encosta no limite com o vizinho e que não interfere no restante do projeto.

Planta-Baixa Primeiro Pavimento

No primeiro pavimento o dormitório principal se protege isolando-se do contexto imediato em sua fachada norte por meio de uma persiana a qual permite ter uma ventilação e uma privacidade total ao mesmo tempo, este quarto conta, por sua vez, com um pátio próprio ao qual se acessa diretamente a partir do interior da mesma, se tornando completamente isolado e privado de todo o contato com o resto.

© Mito Covarrubias

Os outros dois dormitórios se localizam no extremo oposto, na parte posterior da residência, cruzando o pátio central através de uma ponte, ambos foram projetados em condições semelhantes quanto a superfície e orientação, e a sala de estar com tv conta com a possibilidade de se converter em mais um dormitório caso exista a necessidade.

© Mito Covarrubias

A casa Koz é uma caixa de caixas cujos interstícios gerados entre elas criam o espaço necessário para abrigar a vida da família contemporânea.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Koz / TACHER ARQUITECTOS" [Casa Koz / TACHER ARQUITECTOS] 10 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625322/casa-koz-tacher-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.